Iniciativas

Premios

Imagem ilustrativa do conteúdo, sem valor semântico

Premios Escuelas Sostenibles 2024 – Inscripciones abiertas!

Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos e Fundação Santillana lançam 2ª edição do ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’

Escolas públicas e privadas do Brasil, México e Colômbia podem inscrever projetos desenvolvidos em algum eixo de sustentabilidade a partir de 15 de março

Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Fundação Santillana estão, mais uma vez, juntas no lançamento da segunda edição do Prêmio Escolas Sustentáveis. A premiação internacional reconhece projetos de sustentabilidade que tenham sido criados e desenvolvidos por instituições de ensino do Brasil, México e Colômbia.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 de março e 15 de maio de 2024. Nesta edição, além de projetos desenvolvidos por escolas dos segmentos de Ensino Fundamental, Ensino Médio, também podem concorrer escolas de Educação Infantil. O objetivo é incentivar e dar visibilidade às escolas de todo o ciclo de Educação Básica que trabalham com os pilares ESG (social, ambiental e governança).

Cada escola pode inscrever quantos projetos desejar nas duas categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais ou Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. As iniciativas devem envolver ações como conscientização dos alunos e da comunidade para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento de programas com impacto positivo no entorno da escola ou na sociedade, parcerias com comunidades locais, inclusão social, educação para cidadania, defesa dos direitos humanos, liderança ética, participação da comunidade no processo de gestão escolar, entre outros.

Para participar, os projetos precisam ter sido concluídos e apresentar resultados verificáveis até 14 de março de 2024.  Para acesso ao regulamento completo, mais informações e realizações das inscrições, basta acessar o link https://premioescolassustentaveis.com/

Etapas

Assim como em 2023, o concurso terá duas etapas, uma nacional, por país, e outra internacional, reunindo os três países participantes: Brasil, México e Colômbia. Na fase nacional, os melhores projetos, na avaliação da Comissão Julgadora, serão divulgados ao público. Os cinco primeiros colocados em cada categoria participarão do evento de Premiação Nacional, quando serão anunciados os vencedores do prêmio de R$15 mil.

Os vencedores nacionais de cada categoria seguem para a etapa internacional, que será realizada na Colômbia em novembro de 2024. Na oportunidade será anunciado o Projeto do Ano e ganhador internacional do prêmio de R$25 mil.

Em 2023, mais de 1.100 projetos concorreram pelos três países participantes.

Registra tu e-mail para recibir nuestras novedades

Nuestras redes